Governo Presente registrou mais de 115,7 atendimentos em 2025

Última edição do ano, especial de Natal, aconteceu sábado (20/12) no CETI Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos

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O Programa Governo Presente chegou à 29ª edição e última do ano, realizada sábado (20/12), no CETI Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, zona sul de Manaus. Com isso, o mutirão de serviços do Governo do Estado realizou 10 edições em 2025, totalizando 115,7 mil atendimentos à população, número que supera os 96,7 mil registrados nas 13 edições de 2024.

Durante a ação de encerramento do ano, especial de Natal, foram registrados mais de 10,8 mil atendimentos. Entre as pessoas atendidas, está a aposentada Izabel Dias, de 72 anos, que saiu satisfeita e aliviada com a agilidade do serviço, após conseguir uma consulta com o oftalmologista. “Estou muito satisfeita, porque fui atendida de forma ágil. O doutor me atendeu muito bem e já me deu o encaminhamento que eu precisava”, disse.

A ação contou com diversos serviços, como emissão de documentos, atendimentos médicos, acesso ao crédito, castração gratuita de animais, atividades de lazer e bem-estar, além de apresentação natalina e distribuição de panetones.

A iniciativa é coordenada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), pela Unidade de Gestão Integrada (UGI), Secretaria de Governo (Segov) e Casa Civil, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. Participam do evento 36 órgãos e secretarias estaduais.

Nesta edição, os serviços estendidos – castração solidária de animais, emissão de documentos e consultas médicas -, serão oferecidos na segunda-feira e na terça-feira (22 e 23/12), na escola. Já a Carreta da Saúde, com a realização de exames, permanece no local no período de segunda-feira a sexta-feira (22 a 26/12), com exceção da quarta-feira (25/12), Dia de Natal, quando não haverá funcionamento.

Representando o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, a subcoordenadora de Projetos Sociais da UGPE, Viviane Dutra, destacou os resultados deste ano e o comprometimento dos órgãos estaduais na mobilização e realização do mutirão de atendimentos.

 “Chegamos à última edição do Governo Presente de 2025 com o sentimento de dever cumprido. É uma alegria para a Sedurb e UGPE participar deste projeto, mobilizando a equipe para organizar logística e estrutura para as secretarias envolvidas, garantindo atendimento à população. E, nesta edição especial de Natal, nos emociona oferecer a cada família um símbolo de fraternidade e alegria deste período, com a entrega de panetones” afirmou.

Oferta de serviços e lazer

Durante a ação, A UGPE realizou a distribuição de 3.500 panetones ao público presente.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa promoveu o Natal Itinerante, em parceria com o Fundo de Promoção Social (FPS), com apresentações artísticas, danças e brincadeiras, no Governo Presente. O evento contou com a presença de personagens como Rena, Biscoito Natalino, Duende e as Natalinas, que compõem o projeto, já consolidado no calendário anual do Governo do Estado, para o período. Além disso, o órgão levou a Feira de Economia Criativa, com vendas de artesanatos, bijuterias e alimentos.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) efetuou 1.181 atendimentos, incluindo consultas presenciais em clínico geral e oftalmologia, além de teleconsultas em ortopedia, exames de imagem na Carreta da Saúde, como ultrassonografias e mamografias, além de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações sobre o uso do aplicativo Saúde AM Digital.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) registrou 372 atendimentos, com ações voltadas à prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Foram feitas triagens para testagem e testes rápidos para detecção de HIV, Hepatite C e D, e sífilis. Também foram distribuídos 7.200 preservativos externos, 300 preservativos internos, 2.000 géis lubrificantes, 200 ventarolas e 120 autotestes.

A Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), por meio do Castramóvel, realizou 227 atendimentos, entre eles castrações solidárias de cães e gatos, agendamentos para o procedimento, atendimentos veterinários, vacinação viral e antirrábica.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) registrou 660 atendimentos com serviços de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e agendamentos. Para solicitar a CIN, é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento, CPF e, para divorciados, a averbação.

A dona de casa Maria de Fátima de Oliveira, 63 anos, aproveitou a ação para emitir a CIN da filha, Cristiane de Oliveira, 44 anos, que é pessoa com deficiência. “Fomos muito bem atendidas, graças a Deus conseguimos o atendimento e, além de tirar a identidade dela, vamos também realizar consulta com o oftalmologista. Essa iniciativa está de parabéns!”, relatou.

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) fez 1.275 atendimentos, entre distribuição de kits bebê e cestas de alimentos. Além de serviços de regularização, descrição e alteração de CPF, por meio do Pronto Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal. 

Assegurou ainda a emissão gratuita da segunda via de Registro Civil de Nascimento e Casamento para nascidos em Manaus, com declaração de hipossuficiência, atendimento social, jurídico e psicológico a mulheres em situação de violência de gênero ou vulnerabilidade social, pré-cadastro para solicitação de microcrédito do Programa Empreender no Envelhecer, consultas ao Cartório de Protestos e disponibilizou espaço Kids.

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD) prestou 74 atendimentos de orientação do programa Mais Crédito Inclusão, orientações e solicitações da Carteira da Pessoa com Deficiência (CIPCD), emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e do Passe Legal.

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar executou serviços de inscrições para agendamento do Provão Eletrônico, orientações sobre os programas Busca Ativa e Pé de Meia e serviços do Seduc Atende, como atualização de cadastro de alunos, totalizando 37 atendimentos. Os interessados no agendamento do Provão devem apresentar RG (original) e CPF e atender aos requisitos obrigatórios para realização das provas.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) ofereceu serviços de licenciamento, transferência de veículos, emissão do CRLV-e, parcelamento e renegociação de IPVA. Outro serviço disponível será a inscrição em cursos ofertados pela Eptran. 

Dentre eles, curso para Condutor de Transporte Escolar, Condutor de Transporte Coletivo de Passageiros, Condutor de Veículo de Emergência e curso de Direção Defensiva. Para efetuar a inscrição nos cursos, é necessário apresentar a CNH e comprovante de residência. Além disso, serão realizadas ações educativas para crianças.

Empreendedorismo, Crédito e Habitação

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) ofereceu linhas de financiamento do Mais Crédito Amazonas e do Programa Limpa Crédito, com liquidação e renegociação, flexibilização de parcelas e condições diferenciadas para quitação de débitos em aberto com o Programa Limpa Crédito.

Durante a ação, a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) entregou 200 Kits por meio do programa Dignidade Menstrual, disponibilizou serviços de orientação e cadastro a mulheres no Programa Crédito Rosa. Também promoveu inscrições para o curso do Projeto Padaria Artesanal.

A Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) fechou 38 atendimentos, com serviços de renegociações de dívidas habitacionais por meio do Refis 2024, que concede até 100% de descontos de juros e multas, entre outros. Na ocasião, a equipe técnica também irá auxiliar a população que tem interesse em iniciar o processo do pré-cadastro no Programa Amazonas Meu Lar, coordenado pela Sedurb.

A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) fez atendimentos de orientações e abertura de processos de regularização fundiária, além de facilitação do acesso ao título definitivo de propriedade.

Bem-estar e esporte

Durante o evento, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) fez 32 inscrições para as escolinhas do Programa de Esporte e Lazer na Capital e Interior Programa (Pelci), orientação sobre o funcionamento geral do programa, além de atividades de recreação. 

Por meio do Programa RespirAR, a Sedel prestou atendimentos ambulatoriais de fisioterapia para pessoas com dores de origem ortopédica, com técnicas de ventosa terapia, liberação miofascial e articular, alongamento e eletroterapia. Também fez a triagem para avaliação fisioterapêutica, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e oximetria.

Já o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) registrou 302 atendimentos, com serviços de esmaltação, corte de cabelo e massagem, realizados por alunos e instrutores capacitados. A iniciativa estimula a formação profissional e proporciona oportunidades de prática aos alunos, ao mesmo tempo em que oferece benefícios diretos à população.

Outros Serviços

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), entregou 6 toneladas de peixes, beneficiando cerca de 8 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social desta zona da cidade. A ADS também promoveu a Feira de Produtos Regionais, comercializando hortifruti, hortaliças, laticínios e café regional.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) prestou serviço informativo sobre prevenção, combate a incêndio, salvamento em altura e controle de pânico, além de atendimento pré-hospitalar.  Já o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) fez a distribuição de 100 mudas de plantas frutíferas, medicinais e artesanais.

A Defesa Civil do Amazonas divulgou ações do órgão com entrega de material informativo, apresentação de maquetes, ventarolas e cartilhas. O mascote da Defesa Civil, Chico Prevenido, esteve presente e o órgão realizou atividade educativa com pintura para as crianças.

A Fundação Amazonprev contabilizou 46 atendimentos de recadastramento de aposentados e pensionistas do Governo do Amazonas e previdenciários, como emissão de contracheques, simulação de aposentadoria, regularização de pensões e serviços ambulatoriais, além de ações lúdicas do Programa Bem Viver.

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), orientou o público sobre as relações consumeristas e abertura de processos administrativos como denúncias ou reclamações.

A Controladoria Geral do Estado (CGE) registrou 190 atendimentos, com serviços de divulgação dos mecanismos de auditoria e participação social (ouvidoria e acesso à informação).

A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) registrou 8 solicitações de Carteira de Trabalho, além de orientar sobre cadastros no Sine Amazonas e encaminhamento para entrevista de emprego e informações sobre o seguro-desemprego.

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) fez a distribuição gratuita de água, por meio de duas máquinas purificadoras, além de 4.000 copos envasados de 200 ml cada.

Ações estendidas

A SES-AM continuará os atendimentos no bairro, ao longo da semana, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na segunda-feira e terça-feira (22 e 23/12), serão ofertadas consultas presenciais com clínico geral. Já a Carreta da Saúde seguirá com a realização de exames, no período de segunda-feira a sexta-feira (22 a 26/12), com exceção da quarta-feira (25/12), quando não haverá funcionamento.

A Sepet, por meio do Castramóvel, realizará castrações solidárias de cães e gatos. Durante o período, SSP continua com o serviço de agendamento e emissão da CIN, com previsão de realizar 500 atendimentos.

A Sejusc seguirá com atendimentos de emissão de declaração de hipossuficiência para segunda via gratuita de certidões de nascimento e casamento (RCN), além do Pronto Atendimento Virtual, da Receita Federal, que faz a regularização do CPF.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

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