Apuí inicia novo ciclo histórico com execução do primeiro edital de cultura via Lei Aldir Blanc

Município tem nove projetos contemplados, amplia ações formativas e fortalece a produção artística local, segundo edital já está em andamento

0
5

O município de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus) vive um momento inédito no setor cultural da cidade com a execução do primeiro edital de cultura da história do município, através da Lei Aldir Blanc, via Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O Edital 01/2025 contemplou nove projetos de diferentes linguagens artísticas, marcando um avanço no fortalecimento da produção cultural.

As ações já estão em prática e transformando o cotidiano da comunidade. Nas últimas semanas, dois projetos deram início à programação: “Oficina de Berimbau”, conduzida pelo mestre Vaguinho, que levou saberes tradicionais da capoeira para novos aprendizes; e “Baile dos Anos Incríveis”, da proponente Jandriana Kalinski, que resgatou memórias afetivas e reuniu moradores em uma celebração intergeracional.

Outros sete projetos contemplados iniciam suas atividades nas próximas etapas: Ginga da Libertação; Oficina: Fios que Encantam; Cavalgada Fora de Época no Setor Coruja; Umbanda, Arte e Inclusão; Oficina de Artesanato: Aprender para Sobreviver; Oficina: Canta Criança; e Oficina de Berimbau com Mestre Vaguinho (em continuidade à primeira ação).

Segundo o coordenador de Cultura, Wagner Santinny, o momento representa uma virada para os artistas locais. “O sentimento é de gratidão pela existência de um edital da cultura pela primeira vez em Apuí. Antes nós vivíamos no limbo, distantes de qualquer perspectiva cultural. Projetos que estavam engavetados há anos agora estão ganhando vida, as pessoas conseguem revisitar suas ideias e finalmente submetê-las”, afirmou. 

Ele reforça que o segundo edital, com recursos remanescentes e rendimentos, já conta com cinco vagas que serão preenchidas por novas propostas. “É o primeiro ano de edital funcionando em Apuí e teremos um total de 14 projetos rodando pela cidade. Apuí está realmente respirando arte, fomentando formação artística, estimulando a economia criativa e valorizando nossas tradições. Saímos daquele lugar de fazer cultura de guerrilha para um cenário de fomentos reais”, celebrou.

As inscrições do segundo edital, o 02/2025, encerraram na segunda-feira (24/11), contemplando ações financiadas com uso de rendimento e valores remanescentes da Lei Aldir Blanc. A nova etapa amplia ainda mais o alcance dos recursos e fortalece iniciativas que estavam paradas, possibilitando o ressurgimento de projetos ociosos no município.

Os editais, inéditos na história de Apuí, representam um passo essencial para consolidar políticas culturais duradouras, estimular a criatividade local e garantir que a população tenha acesso, formação e participação ativa na vida cultural do município.

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome