A Secretaria de Estado de Proteção Animal do Amazonas (Sepet-AM) divulgou o agendamento presencial para castração de cães e gatos, que será realizado nesta sexta-feira (31/10), a partir das 9h, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na rua Hibisco, s/n, bairro Grande Vitória, zona leste de Manaus.
A ação integra a 25ª edição do Governo Presente, que oferece diversos serviços gratuitos à população, incluindo o Castramóvel e a vacinação de animais. O objetivo da Sepet-AM é garantir atendimento gratuito para cães e gatos, promovendo o bem-estar animal, prevenindo doenças e contribuindo para o controle populacional de animais em situação de rua.
“Estaremos em mais uma edição do Governo Presente levando castração e vacinação para cães e gatos da região. Nosso trabalho é garantir que o cuidado com os animais chegue a todas as zonas de Manaus e também ao interior do estado. Essa ação é uma forma de promover saúde, evitar o abandono e conscientizar a população sobre a responsabilidade de tutorar um animal doméstico”, destacou a secretária da Sepet, Joana Darc.
No dia do agendamento, serão distribuídas 150 senhas entregues por ordem de chegada. Para garantir a vaga, o tutor interessado deve ser maior de idade, levar RG, CPF, comprovante de residência e foto nítida do animal, que pode ser impressa ou por telefone. As cirurgias ocorrem no sábado (1º/11), a partir das 8h.
Na última ação, a Sepet efetuou 420 atendimentos na ação do Governo Presente, entre agendamentos, vacinação e castração de cães e gatos.
Vacinação de animais
A ação contará com vacinação antiviral para cães e gatos no sábado, a partir das 8h, sem necessidade de agendamento prévio, diretamente no local. Importante ressaltar que o animal que será castrado não poderá ser vacinado, devido às restrições médicas veterinárias.
Informações para castração
Os animais que serão castrados precisam estar em boas condições de saúde e não podem ter recebido nenhum tipo de medicamento, vermífugo ou vacina nos últimos 21 dias. No caso das fêmeas, não será permitido o procedimento se estiverem no cio, gestantes ou em período de amamentação.
Não é necessário levar o animal no dia do agendamento, apenas no dia marcado para castração.
Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Proteção Animal



