O governador Wilson Lima vistoriou, nesta quarta-feira (06/07), as obras de construção do Anel Viário Leste que, junto ao Anel Sul, formam a maior obra de intervenção urbana voltada à mobilidade urbana de Manaus. As duas obras totalizam 27 quilômetros de vias, que vão interligar as zonas norte, leste e centro-sul, melhorando a fluidez do trânsito na capital.

Com investimento no valor de R$ 226,8 milhões, a obra do Anel Leste apresenta, atualmente, o percentual de 20,56% de execução e tem previsão de conclusão para dezembro deste ano. Os projetos estão sendo executados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) e os novos corredores serão utilizados principalmente na circulação de veículos pesados.

“Esse é um projeto de 2013 e a gente começou a tirar do papel em 2019. A gente fez a desapropriação das residências que margeavam a Reserva Adolfo Ducke, todas as pessoas foram indenizadas. Por que é importante essa obra? Ela vai desafogar o trânsito de carretas do Distrito Industrial que circulam pela General Rodrigo Otávio, Betânia, pelo Centro, com destino ao Aeroporto, BR-174 e AM-010”, explicou o governador.

O Anel Leste conta com cinco frentes de serviços, executando demolição, terraplanagem, drenagem, pavimentação e paisagismo. A Seinfra concluiu a construção de cinco pontes, três passagens de fauna e sete galerias. O Anel Leste tem início no trevo da Avenida dos Oitis e termina na Avenida Margarita, no trecho compreendido da Reserva Florestal Adolfo Ducke.

Esse moderno corredor viário terá uma extensão total de 18,3 quilômetros, contemplando duas pistas, com 10,80 metros de largura, com três faixas de 3,60 metros, cada. Passeios laterais com dois metros de largura e canteiros de até cinco metros.
Ao longo do trecho estão sendo implantadas 22 baias para paradas de ônibus, oito galerias, sendo duas passagens de faunas, cinco pontes e a implantação de uma ciclovia com 5,6 quilômetros, margeando a Reserva Florestal Adolpho Ducke.

Viaduto Anel Leste
Também está em andamento a construção do trevo completo com passagem de nível, com quatro alças internas e quatro externas, permitindo a circulação de veículos em todos os sentidos das vias. A largura das alças será 7,50 metros. Pontes com dimensões de 10,80 metros de largura por 54,60 metros de extensão, estando localizada na Avenida dos Oitis, no Distrito Industrial.

Ciclovia e Mobilidade integrada
O projeto inclui, ainda, a construção de uma ciclovia no entorno da Reserva Adolpho Ducke, com extensão total de 5,6 quilômetros, três metros de largura e fluxo em mão dupla.

Juntos, os complexos viários Anel Leste e Anel Sul proporcionarão maior fluidez no tráfego, encurtarão a distância entre as zonas da cidade, evitarão congestionamentos, reduzirão o consumo de combustível e o tempo de transporte.

Anel Sul
Já no anel Sul, a Seinfra trabalha com cinco frentes de trabalho para dar celeridade à obra que apresenta 72% de execução. Os serviços em andamento são de terraplenagem e drenagem.

A duplicação contempla 8,7 quilômetros da Estrada do Tarumã, dos quais 3,5 já foram pavimentados e sinalizados. O Anel Sul inicia no Viaduto Lydia da Eira Corrêa e termina na Avenida Santos Dumont.

Em dezembro de 2020, o Governo do Amazonas concluiu a construção do maior e mais completo viaduto já construído no Amazonas, o Lydia da Eira Corrêa, com 230 mil m².

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