A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), participou do lançamento da operação Virtude, de combate aos crimes contra pessoa idosa, nesta quarta-feira (01/10), data em que é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, disponibilizados atendimentos para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
O serviço foi prestado no Parque do Idoso, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul. O diretor do IIACM, Mahatma Porto destacou que o atendimento à pessoa idosa é garantido por lei, sem necessidade de agendamento prévio, e que diariamente são reservadas vagas para esse público nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).“Essa ação visa melhorar esses atendimentos, trazer mais possibilidade de atendimento para esse público especifico”, afirmou o diretor.
Rapidez no atendimento
Para o advogado de 62 anos, Gerson Fernandes do Vale, o processo para a emissão do documento foi rápido. Ele ressaltou ainda que a unificação do número do documento reduz as burocracias e facilita a vida dos cidadãos.
“O atendimento na hora de formalizar as informações foi rápido e também foi humano, não tenho nada a reclamar. Na realidade evita de você estar carregando muitos documentos, então ficou muito mais versátil, mais rápido e muito bom”, disse o advogado.
A professora aposentada de 64 anos, Rosa Maria Oliveira, destacou que o novo documento é muito importante para situações que exigem documentação atualizada na solicitação de benefícios sociais.
“E a importância desse documento para mim é muito grande, até porque minha carteira de identidade já está deteriorada e eu tenho a necessidade de tirar outra. A importância não é só para mim, mas também para todos os idosos, porque nós precisamos nos identificar. Estou ansiosa para o novo documento, sim, e vai me servir muito”, reforçou a aposentada.
A pensionista de 79 anos, Cleunice Silva Souza, demonstrou satisfação com o atendimento. “Foi ótimo o atendimento, foi rápido, achei maravilhoso. Eu pensei que ia demorar mais, mas foi rápido. Estou feliz porque vou ficar com a carteira nova”, pontuou a idosa.
Foto: Victor Levy/SSP-AM