Como parte da turnê europeia, os grupos Caxiri na Kuia, MI Moda Indígena e artistas com deficiênciavisual, se apresentaram na Áustria, de 26 a 28/9, na abertura do Festival da Cultura Brasileira (Gmünd Meets Brazil) realizado na sede da Prefeitura de Gmünd, uma cidade medieval uma referência cultural austríaca.
A apresentação de Dança teve a participação de um número reduzido de quatro integrantes do Caxiri na Kuia, para uma plateia seleta com a presença de autoridades locais como o Prefeito de Gmünd e o Embaixador do Brasil na Áustria. O evento é organizado pela Verônica Schell com apoio da Comunidade Brasileira na Áustria e da Comunidade Austríaca.
No domingo, 28/9, foi ministrado uma oficina de Dança Indígena com a coordenadora do grupo, Elisângela Oliveira, do povo Apurinã para um público de austríacos.
Essa participação da coordenadora do Kaxiri na Kuia foi um projeto contemplado pelo edital de Dança da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas (SEC).
MI Moda Indígena
No sábado, 27/9, aconteceu o Desfile de Moda da MI Moda Indígena, com a coleção das estilistas Seanny Artes (Munduruku), Elisângela Apurinã, Cacique Sandra Munduruku e Reby Munduruku.
O desfile aconteceu na sede da Prefeitura de Gmünd, como parte da programação oficial do evento Festival da Cultura Brasileira (Gmünd meets Brazil) na Áustria, organizado por Verônica Schell, com a presente de autoridades locais.
Foram 12 looks na passarela, sendo apresentados pelos modelos indígenas Marcos Vinícius Munduruku, Reby Munduruku, Amirla Apurinã, a modelo PCD Suzete Mourão (representando o projeto Arte com Toque), e também modelos locais, como a Cônsul Honorária de Venezia Helen Gnocchi, entre outros.
Exposição de arte
A exposição de quadros, Arte com Toque, de artistas deficientes visuais e baixa visão, aconteceu no período de 26 a 28/9, na prefeitura de Gmünd, com as obras dos alunos, fruto do projeto com a curadoria da professora e artista visual, Seanne Oliveira. As obras expostas são dos artistas PCDs Suzete Mourão, Leonardo Pimentel, Karla Oliveira, Márcia dos Santos, Lucinelson Silva e Oilson Vidinha. As obras estão expostas na sede da Prefeitura de Gmünd no evento Festival da Cultura Brasileira na Áustria (Brazil meets Gmünd) organizado por Verônica Schell.
O artista amazonense convidado Marius Bell, também está com uma obra em exposição no evento representandobo estado do Amazonas. E a professora Seanne Oliveira também está com uma obra em exposição que foi presenteada para o Hotel Familienhotel Trebesingerhof.
Festival
O renomado festival “Brazil Meets Gmünd”, foi iniciado em 2017, e ocorre anualmente (exceto durante a pandemia) na cidade de Gmünd, Caríntia, conhecida como a “Cidade das Artes”, e retornou em 2024 com uma edição muito aguardada, reafirmando seu papel como um dos principais eventos culturais internacionais. Organizado pela Associação Cultural Austria/Brasil, o festival promove o intercâmbio entre artistas brasileiros e austríacos, celebrando a diversidade cultural por meio de exposições, performances, workshops e muita música.
Este evento já se consolidou como um ponto de encontro para artistas e entusiastas da cultura, com atividades que vão desde exposições de arte a oficinas de dança e música. Ao longo dos anos, o festival fortaleceu o diálogo cultural entre Brasil e Áustria, inspirado pela história da imperatriz Maria Leopoldina, que teve um papel significativo na cultura e na independência do Brasil.
Foto: Jully Leslly