Inscrições abertas para o PSS dos diretores e administradores escolares

Com 669 vagas disponíveis, o PSS terá as inscrições abertas até o próximo dia 2 de julho

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Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) dos Diretores e Administradores Escolares para escolas estaduais da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. Com 669 vagas disponíveis, o PSS tem como objetivo selecionar professores e pedagogos efetivos e estáveis do quadro do Magistério, para as funções de diretor e administrador escolar em unidades de ensino de todo o Amazonas. O período de inscrições se encerra às 16h do próximo dia 2 de julho. 

O processo seletivo será realizado por intermédio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), e as inscrições devem ser realizadas no site http://www.concursoscopec.com.br

Para realizar o certame é necessário ser ocupante de cargo público, em caráter efetivo e estável, do quadro do Magistério da Secretaria de Educação, preferencialmente, com carga horária mínima de 40h, na Secretaria de Estado de Educação.

“Esse é um processo muito importante para a Secretaria de Educação. Uma oportunidade para muitos profissionais. Estamos empenhados em realizar o certame da maneira mais tranquila possível”, ressaltou Aparecida Carvalho, diretora do Departamento de Gestão Escolar (Degesc), da Secretaria de Educação. 

O PSS consistirá em duas etapas: Mérito, processo que realizará a análise de informações funcionais, documentos pessoais, experiência profissional e titularidade dos candidatos; e  Desempenho-Entrevista, segunda fase do certame, onde serão realizadas entrevistas com os candidatos, avaliando seus conhecimentos  sobre a Matriz de Referência das Competências dos Diretores Escolares do Estado do Amazonas, instituída pela Portaria GS n° 701, publicada no DOE-AM no dia 29 de junho de 2022, o Regimento Geral das Escolas da Rede Estadual de Ensino do Amazonas e Legislação vigente referente às políticas públicas educacionais estaduais e federais.

Cronograma do PSS

Após o encerramento das inscrições, no dia 2 de julho, o período de análise das inscrições se encerra no dia 11 de julho. Os resultados definitivos das etapas 1 (Mérito) e 2 (Desempenho-Entrevista) acontecem nos dias 19 de julho e 13 de agosto, respectivamente. A segunda data também marca o dia da divulgação do resultado final do PSS dos Diretores e Administradores Escolares 2025.

Informações referentes às definições exatas dos cargos de diretor e administrador escolar, ao sistema de contagem de pontos nas entrevistas, nas experiências avaliadas e nas declarações de titularidades; o número de disposição de vagas por município, a lista completa de documentos necessários para o ato de inscrição e a dinâmica de escolha de local pretendido no momento de assumir a vaga preterida estão melhor descritos no Edital do PSS, também disponível no site da Comissão Permanente de Concursos (Copec), anteriormente citado.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

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