Graduandos da área da Saúde apresentam trabalhos de Pesquisas Científicas na Fundação Hospital Adriano Jorge

O programa da FHAJ recebe apoio da Fapeam, desde 2018, e já disponibilizou 378 bolsas para alunos de graduação na instituição

0
14

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), deu início, nesta segunda-feira (10/02), ao Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) com a apresentação parcial de 46 bolsistas e voluntários da edição 2024/2025. O evento reuniu estudantes de graduação de diversas áreas da saúde, que expuseram os dados parciais de suas pesquisas científicas realizadas na unidade, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

Segundo o diretor-presidente da FHAJ, o médico Ayllon Menezes, o PAIC visa apoiar estudantes de graduação no desenvolvimento de pesquisa na instituição, oferecendo recursos financeiros e bolsas institucionais. “Através do Paic, conseguimos proporcionar aos bolsistas uma experiência prática no processo de investigação científica, além do desenvolvimento na elaboração de projetos. Nosso objetivo é ampliar o acesso de alunos de graduação no universo da pesquisa. Em cada edição, disponibilizamos 63 bolsas com o apoio da Fapeam”, pontuou Menezes.

O diretor-presidente da FHAJ explicou que o evento, que iniciou hoje com apresentação dos trabalhos de 24 estudantes, segue nesta terça-feira (11/02), quando mais 22 universitários darão continuidade às atividades. As apresentações, que tem duração média de cinco minutos, os universitários compartilham os progressos de seus projetos, abordando uma variedade de temas sobre saúde.

A estudante de Medicina do sétimo período, Giovana Souza, destacou a importância de integrar esta edição do programa. “Participar do PAIC tem sido uma oportunidade única de desenvolver minhas habilidades. Meu trabalho, apresentado hoje, aborda as infecções de centro cirúrgico e seus vieses epidemiológicos, uma pesquisa bastante minuciosa que pode contribuir para a saúde pública”, afirmou Giovana.

A estudante Lara Cirilio, também do curso de Medicina, apresentou seu trabalho sobre o reganho de peso após dois anos de cirurgias bariátricas. Lara explicou que o tema foi escolhido devido à crescente preocupação com os resultados a longo prazo dessas cirurgias. “Nosso objetivo é entender melhor os fatores que contribuem para o reganho de peso, um problema que afeta muitos pacientes, e buscar soluções mais eficazes”, comentou a estudante.

Paic

O Paic iniciou em 2008, com a abertura de 10 vagas para pesquisa de iniciação científica. Em 2018, a unidade ampliou permanentemente o número de vagas para 63 a cada edição, contando com o apoio da Fapeam, que investe R$ 600 para cada estudante, proporcionando recursos para desenvolver suas pesquisas.

Ana Claudia Maquiné, chefe de departamento da Fapeam, também reforçou a importância do programa para o Amazonas. “O PAIC recebe apoio da Fapeam desde 2018, disponibilizando 378 bolsas para iniciação científica desde a sua implementação na FHAJ. É uma excelente oportunidade para os estudantes se envolverem com pesquisas de relevância na área da saúde, além de fortalecer a ciência no nosso Estado”, destacou Ana Claudia.

O médico Sidiney Chalub, diretor de ensino e pesquisa da FHAJ, frisou o papel do PAIC para a evolução da medicina. “Os trabalhos realizados pelos estudantes no PAIC têm um grande potencial para serem aplicados diretamente na medicina, o que pode trazer benefícios para o atendimento e para a evolução dos casos de pacientes do SUS”, afirmou Chalub.

Sidiney Chalub destacou que, após seis meses, os estudantes da edição 2024/2025 do PAIC retornarão para a apresentação final de seus trabalhos de pesquisas na FHAJ, que poderão garantir certificados e concorrer a uma avaliação diferenciada, com destaque para as cinco melhores pesquisas da edição.

FOTO: Amanda Amorim/FHAJ

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome