A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), cumpriu, na terça-feira (04/02), um mandado de prisão definitiva contra um homem, de 37 anos, condenado a oito anos de reclusão por estupro de vulnerável praticado contra uma adolescente de 12 anos, em maio de 2022, no município de Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus). A prisão foi realizada no bairro Cidade Nova, na zona norte de Manaus.
Conforme o delegado Fernando Damasceno, titular do 18º DIP, o mandado foi expedido no dia 31 de janeiro, após o trânsito em julgado da sentença condenatória. Na ocasião, a autoridade policial de Santa Isabel do Rio Negro comunicou sobre a existência do mandado e que o condenado estava residindo em Manaus.
“Após diligências, constatamos que o homem estava morando em Manaus e trabalhava em uma farmácia no bairro Cidade Nova. Na tarde desta terça-feira, nós nos deslocamos até o local onde ele trabalhava e cumprimos o mandado de prisão definitiva”, explicou o delegado.
A autoridade policial relatou que o crime ocorreu em maio de 2022, em Santa Isabel do Rio Negro, quando a vítima tinha apenas 12 anos. O homem, que era vizinho da criança, se aproveitou de um momento em que ela estava sozinha e entrou na casa da vítima, forçando-a a manter relações sexuais sob ameaça de morte e lesões físicas.
Durante a investigação, foi realizada uma perícia criminal com exame de DNA, que apontou o condenado como autor do crime com base nas amostras de sêmen e material genético coletados no local.
O homem foi conduzido à unidade policial, passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
FOTO: Divulgação/PC-AM