Semsa aplicou 39 mil doses de vacina contra a Covid-19 no sábado

Os 25 pontos de vacinação contra a Covid-19 que a Prefeitura de Manaus disponibilizou neste sábado, 21/8, registraram aproximadamente 39 mil doses de vacinas aplicadas, entre primeira e segunda doses. Uma média de 1,5 mil doses por local de vacinação, em pouco mais de sete horas de atendimento. Desde o dia 13, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está vacinando os adolescentes de 12 a 17 anos, além da população em geral. Até o momento, a campanha computa 1.830.208 doses aplicadas, sendo 1.387.635 primeiras doses, 417.542 segundas doses e 25.030 doses únicas. A campanha segue na segunda-feira, 23, com 19 pontos de vacinação.

“É motivo de muita alegria vermos nossa população comparecendo aos pontos de vacinação para receber a imunização. Isso significa a confiança das pessoas nessa grande ação da prefeitura para proteger a sociedade, porque a vacina é a principal arma que temos para vencer essa pandemia. Não estamos medindo esforços, nossas equipes estão trabalhando incansavelmente nessa campanha já há oito meses. E vamos continuar enquanto houver alguém sem a vacina”, assegurou o prefeito David Almeida.

Nesta segunda-feira, 23, a Semsa terá 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma policlínica e uma clínica da família, que vão oferecer apenas a segunda dose dos imunizantes CoronaVac/Butantan, AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech. Os seis pontos estratégicos terão a primeira e a segunda doses.

“Toda a estruturação de pontos de vacinação é pensada de forma a permitir que as pessoas encontrem um local para receber a vacina, senão no bairro onde mora, mas o mais próximo, evitando que tenha que gastar dinheiro com o transporte. O que queremos é que as pessoas se vacinem”, explicou a secretária da Semsa, Shádia Fraxe.

A secretária reforçou, ainda, a necessidade do ciclo completo das vacinas, cujos fabricantes indicam duas doses. “Para esses imunizantes, uma só dose não vai garantir a eficácia esperada. É fundamental que as pessoas voltem para receber essa complementação”, disse.

Neste sábado, o número de pessoas que ainda não tomaram a segunda dose chegou a 35.744, sendo 15.231 as que passaram dos 28 dias da CoronaVac; 17.407 ultrapassaram os 84 dias da AstraZeneca e 3.106 da Pfizer.

Documentos

Para o público de 12 a 17 anos que for tomar a primeira dose, é exigida a presença de um responsável, maior de 18 anos, que se não forem os pais, deverá assinar uma declaração no verso do comprovante de residência. Além disso, precisa levar um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS) e um comprovante de residência (com cópia).

Para a primeira dose dos de 18 anos e mais, os documentos exigidos são uma identificação com foto, original, CPF e comprovante de residência, com cópia. Para a segunda dose, o documento de identidade com foto, CPF e cartão de vacinação com o registro da primeira dose.

A Semsa orienta que seja feito o cadastro prévio no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) que vai facilitar na hora do atendimento no ponto de vacinação.

Postos de vacinação nesta segunda-feira, 23:

Zona Norte

UBS Balbina Mestrinho

Rua Major Silvério J. Nery, 170, Núcleo 3, Cidade Nova

UBS Major PM Sálvio Belota

Rua Samambaia, 786, Santa Etelvina

UBS Frei Valério

Rua Bom Jesus, s/nº, Novo Israel

Centro de Convivência da Família Padre Vignola

Rua Gandu, 119, Cidade Nova

Apenas para pedestre

Shopping Phelippe Daou

Avenida Camapuã, 2.939, Cidade de Deus

Apenas para pedestre

Zona Sul

Clínica da Família Antônio Reis

Rua Escandinávia, s/nº, São Lázaro

Studio 5 Centro de Convenções

Avenida General Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial 1

Apenas para pedestres

Zona Leste

UBS Alfredo Campos

Avenida Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi dos Palmares

UBS Amazonas Palhano

Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário

UBS Leonor Brilhante

Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves

UBS Gebes de Medeiros

Rua Pirarucu, 100, Jorge Teixeira

UBS Guilherme Alexandre

Rua Nova República, 575, Colônia Antônio Aleixo

UBS Platão Araújo

Rua Barroso, s/nº, Puraquequara

Clube do Trabalhador do Sesi

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José Operário

Para pedestre e drive-thru

Zona Oeste

UBS Leonor de Freitas

Avenida Brasil, s/nº, Compensa 2

UBS Deodato de Miranda Leão

Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória

Policlínica Drº. Djalma Batista

Rua Teotônio Vilela, s/nº, Compensa 2

Arena da Amazônia

Avenida Constantino Nery, 5.001, Flores (acesso pela rua Jornalista Flaviano Limongi)

Apenas para pedestres

Centro de Convenções de Manaus (“sambódromo”)

Avenida Pedro Teixeira, 2.565, D. Pedro

Apenas drive-thru

— — —

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar