Morre o Patriarca do Grupo Samel, Luiz Fernando Nicolau

O médico e ex-deputado Luiz Fernando Nicolau, de 74 anos, pai de Ricardo Nicolau, morreu nesta segunda-feira (16) por complicações de coronavírus.

O médico sofreu uma parada cardiorrespiratória no início da tarde de hoje.

Luiz foi fundador do Grupo Samel, e também se envolveu na política, onde ocupou uma cadeira na Assembléia Legislativa do Amazonas. Outros membros da família também entraram na política amazonense, como seu filho, Ricardo Nicolau, que concorreu à Prefeitura de Manaus na eleição municipal, ocorrida no último domingo (15); e Hiram Nicolau, seu neto, que é atual vereador na Câmara Municipal de Manaus.

A empresa divulgou a seguinte nota:

“É com profunda tristeza que o Grupo Samel recebe e comunica a notícia de falecimento do médico neurocirurgião Dr. Luiz Fernando Nicolau, nosso fundador e patriarca e da Fundação Sociedade Pró-Saúde, ocorrido nesta segunda-feira, 16 de novembro. Nesse momento de dor, nos lembramos do seu legado de honestidade, honradez e muita simplicidade tanto com os pacientes quanto com os colaboradores. Em nome de todo nosso quadro social e de colaboradores, nos reunimos em oração, neste momento de profunda dor, pela sua passagem”.

A Prefeitura de Manaus se manifestou da seguinte forma:

O Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro manifestaram profundo pesar pela morte do médico Luiz Fernando Nicolau, vítima de parada cardiorrespiratória ocorrida no início da tarde desta segunda-feira, 16/11. Aos 74 anos, o neurocirurgião enfrentava a Covid-19, causada pelo novo coronavírus, e estava internado há pouco mais de duas semanas. Em sua memória, o prefeito decretará luto oficial na cidade.

“Fico triste, demasiadamente, em saber que esse vírus terrível segue nos tirando pessoas tão queridas. Perdemos um grande profissional da saúde, um empresário visionário e um político atencioso, que buscou garantir, em tudo o que fez, sobretudo, o bem-estar da população manauara. Fica em mim a angústia de saber da partida de mais um nobre amigo e cidadão, que contribuiu para a história da cidade”, enfatizou o prefeito.

A primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro também lamentou a morte de Luiz Fernando. “Nossas mais profundas condolências à família de Luiz, um aguerrido profissional, que foi acometido por essa doença que ainda nos assola. Neto e eu sentimos muito e desejamos força aos parentes e amigos”, afirmou a primeira-dama.

Luiz Fernando Nicolau era pai de sete filhos, entre eles, o deputado estadual Ricardo Nicolau e o vereador Hiram Nicolau, e avô de oito netos. Carioca, era médico formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e foi o fundador da rede hospitalar de saúde Samel. Na carreira política, foi deputado estadual, presidindo a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), e também federal, além de ter sido secretário de Saúde do governo estadual.

O Governo do Amazonas também se manifestou por nota:

O Governo do Amazonas manifesta pesar pelo falecimento do médico e ex-deputado estadual e federal, Luiz Fernando Nicolau, aos 74 anos, nesta segunda-feira (16/11). Em sua trajetória no parlamento, ele foi presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Luiz Fernando Nicolau também prestou sua contribuição ao Amazonas no período em que foi secretário estadual de Saúde. Ele se destacou, ainda, na gestão de empreendimentos privados voltados à assistência à saúde.

O Governo do Estado reconhece a contribuição de Luiz Fernando Nicolau para o Amazonas, durante os anos em que se dedicou à vida pública, e presta condolências aos familiares e amigos.

 

A Assembléia Legislativa do Amazonas, através do seu Presidente, Deputado Josué Neto, divulgou a seguinte nota;

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em nome dos deputados e deputadas, lamenta com profunda tristeza a morte do ex-deputado federal e presidente de honra do Grupo Samel, Luiz Fernando Sarmento Nicolau nesta segunda-feira (16), aos 74 anos. Uma perda irreparável para o Amazonas.

Luiz Fernando Nicolau era médico, foi deputado estadual e federal, fundador da Samel e presidente do Instituto Pró-Saúde. Sua presença fará muita falta, principalmente pelo excelente trabalho que desempenhou como homem público na área da saúde, nos últimos 40 anos.

A Assembleia Legislativa do Amazonas se solidariza com os amigos e familiares do querido e saudoso Luiz Fernando Sarmento Nicolau. Que Deus o receba em seus braços.

Deputado Josué Neto

Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas”.

 

 

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar