Ageman fiscaliza retomada de obra e garante água tratada para o primeiro bairro indígena de Manaus

A equipe de fiscalização da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) acompanhou na manhã desta terça-feira 25/8, o ritmo das obras do Sistema de Abastecimento de Água Parque das Tribos-Tarumã, na zona Oeste de Manaus. A retomada dos trabalhos ocorreu após suspensão temporária, em virtude da pandemia da Covid-19.

O Parque das Tribos, região conhecida como o primeiro bairro indígena de Manaus por reunir famílias de diversas etnias, será beneficiado com mais de 8 quilômetros de rede de abastecimento de água.

Os trabalhos estão sendo realizados pela concessionária Águas de Manaus, que pretende concluir a obra já no mês de outubro. As ações para a implementação do sistema, que vai garantir saúde e qualidade de vida às mais de 700 famílias, aproximadamente 3 mil moradores, estão sendo monitoradas pela Ageman.

“Trata-se de uma obra que vai mudar a vida dessas famílias. O Sistema de Abastecimento de Água Parque das Tribos-Tarumã é formado pelas redes que já foram implementadas e um poço, o qual vai garantir que a água chegue diretamente até os imóveis, sem que os usuários precisem carregar baldes d’água”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

Moradora do Parque das Tribos há seis anos, a doméstica Juciane da Silva, da etnia apurinã, aguarda com expectativa a conclusão da obra que vai permitir água saindo direto da torneira, na casa onde mora com o marido e os três filhos.

“Aqui água é importante para tudo, para cozinhar, tomarmos banho, lavar roupa e ficar carregando balde tem sido bem difícil. São mais de dez baldes por dia. O asfalto e a iluminação já chegaram, agora a gente não vê a hora de ter água encanada”, disse Juciane.

Para que os moradores não fiquem desabastecidos até a conclusão da obra, a concessionária Águas de Manaus, atendendo a um pedido da Prefeitura de Manaus, instalou na localidade dois reservatórios de 10 mil litros cada, os quais são abastecidos diariamente por meio de carro-pipa da própria empresa, Águas de Manaus.

— — —

Texto – Tereza Teófilo / Ageman

Fotos – Tereza Teófilo / Ageman

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar