Passamos de mil recuperados. Amazonas tem 3.194 casos confirmados de Covid-19

Secretário executivo adjunto da Susam reafirma importância do isolamento domiciliar no interior do estado

O Amazonas registrou mais 306 casos de Covid-19 nesta sexta-feira (24/04), totalizando 3.194 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Também foram confirmados mais 21 óbitos pela doença, elevando para 255 o total de mortes.

O boletim aponta que 1.642 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar. De ontem para hoje, mais 76 pessoas se recuperaram da doença e estão fora do período de transmissão do vírus, totalizando, agora, 1.037 recuperados.

Outros 1.764 testes estão sendo processados no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

As informações foram repassadas durante transmissão ao vivo pelas redes sociais do Governo do Amazonas. Participaram da live o secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior, Cássio Roberto do Espírito Santo, e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Pinto.

Na ocasião, Cássio Roberto explicou que os municípios do interior têm recebido apoio do Governo do Estado de acordo com a situação epidemiológica e as necessidades locais.

Ele citou como exemplo Manacapuru, que tem 247 casos confirmados e 14 óbitos até o momento. Diante disso, a Susam reforçou a assistência no município, que recebeu respiradores, recursos humanos, equipamentos e materiais. Desde ontem, insumos também estão sendo enviados aos municípios das calhas do Alto Solimões, do Purus e do Triângulo Jutaí-Solimões-Juruá.

“Nós estamos traçando estratégias de acordo com as questões de núcleo de casos, números de óbitos e questões epidemiológicas. Não sabemos como a epidemia vai se comportar em todo o estado porque isso vai depender muito da atitude das pessoas. Então, quanto maior o isolamento domiciliar, menos casos teremos e vamos ter condições de administrar melhor essa situação”, disse.

Segundo Cássio Roberto, as prefeituras do interior também foram orientadas sobre o fluxo de atendimento de pacientes, que podem procurar as Unidades Básicas de referência para síndromes gripais no seu município em caso de sintomas leves.

“Se o paciente estiver grave e necessitar de hospitalização, ele vai para um leito clínico do interior do estado, e se esse paciente que está internado agravar, ele vai ser encaminhado por UTI aérea para a capital para que seja colocado em um leito de UTI”, explicou.

Internações – Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 260 pacientes internados, sendo 123 em leitos clínicos (58 na rede privada e 65 na rede pública) e 137 em UTI (55 na rede privada e 82 na rede pública).

Há ainda outros 790 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 582 estão em leitos clínicos (174 na rede privada e 408 na rede pública) e 208 estão em UTI (98 na rede privada e 110 na rede pública).

Municípios – Dos 3.194 casos confirmados no Amazonas até esta sexta-feira (24/04), 2.481 são de Manaus (77,6%) e 713 do interior do estado (22,3%).

Além da capital, 41 municípios já têm casos confirmados: Manacapuru (247); Itacoatiara (60); Parintins (55); Iranduba (50); Tabatinga (42); Maués (38); Presidente Figueiredo e São Paulo de Olivença com 19 casos cada; Anori, Lábrea e Tefé com 17 casos cada; Careiro Castanho e Rio Preto da Eva com 16 casos cada; Tonantins (13); Amaturá (12); Santo Antônio do Içá (11); Benjamin Constant (10); Maraã (7); Beruri (5); Carauari e Novo Aripuanã com 4 casos cada; Autazes, Careiro da Várzea, Manicoré e Nova Olinda do Norte com 3 casos cada; Coari, Fonte Boa, Manaquiri, Novo Airão, Silves e Tapauá com 2 casos cada; e Anamã, Barcelos, Boca do Acre, Caapiranga, Canutama, Codajás, Juruá, Jutaí, Nhamundá e Santa Isabel do Rio Negro com 1 caso confirmado cada.

Óbitos – Entre pacientes da capital, até o momento há o registro de 207 óbitos confirmados para o novo coronavírus.
Os 15 municípios do interior com óbitos confirmados até o momento são: Manacapuru (14), Itacoatiara (6), Iranduba (5), Maués (5), Parintins (3), Tabatinga (3), Careiro Castanho (3), Carauari (2), Manicoré (1), Presidente Figueiredo (1), Tefé (1), Rio Preto da Eva (1), Novo Airão (1), Barcelos (1) e Beruri (1); totalizando 48 mortes por Covid-19 entre pacientes do interior.

Outros 50 óbitos notificados seguem em investigação pelo Laboratório Central (Lacen) e 26 foram descartados para o novo coronavírus.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar