Urgente: confirmado primeiro caso de coronavírus no Amazonas

AO VIVO | Entrevista coletiva com novas informações de casos suspeitos do novo Coronavírus

Nesta sexta-feira (13/03), representantes do Comitê Interinstitucional Ampliado de Gestão de Emergência em Saúde Pública para Resposta Rápida aos Vírus Respiratórios – Covid-19 concedem entrevista coletiva sobre novas informações de investigação de casos suspeitos de novo coronavírus, após reunião extraordinária do colegiado. Acompanhe!

Posted by Governo do Estado do Amazonas on Friday, March 13, 2020

O Governo do Amazonas divulgou nesta sexta-feira (13) o primeiro caso confirmado do novo coronavírus do estado. A confirmação ocorre após o Amazonas ter 12 casos suspeitos e oito descartados. Este é o primeiro no Norte do Brasil.

A Susam informou que trata-se de uma paciente do sexo feminino, 39 anos, procedente de Londres. Segundo a FVS, ela encontra-se bem. Não ficou internada e está em isolamento domiciliar. A Fundação informou que contatos dela também estão sendo monitorados.

Durante coletiva de imprensa, o Governo do Amazonas informou que a mulher chegou de Londres no dia 11 de março. No dia seguinte, ela procurou uma rede de saúde privada e a FVS a notificou como caso suspeito.

Isolamento e leitos

Houve investigação e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS) divulgou o resultado positivo. O Governo informou que os casos confirmados graves serão encaminhados para o Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz.

A Susam afirmou que há um estudo de ampliação de leitos na unidade, além da contratação de leitos de unidades privadas – incluindo UTIs e isolamento. Com relação a EPIs, a Susam disse que está em um processo de aquisição.

Medidas e precauções

Outras medidas têm sido tomadas. Segundo o Governo, a Funati terá quatro semanas de aulas suspensas.

A FVS reforçou ainda que o uso de máscaras só é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para quem está doente, já que o objetivo do item é evitar a transmissão para outras pessoas.

O fechamento de fronteiras, citou o Governo, não é recomendado pelo Ministério da Saúde.

Sobre eventos e aglomerações de pessoas, o Governo do Estado recomendou a suspensão dos mesmos – além de indicar que igrejas restrinjam grandes eventos.

Diagnóstico no AM

Nesta semana, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS) recebeu 500 kits de diagnóstico do Covid-19.

Na quinta-feira (12), foi realizado o primeiro resultado de exame na unidade, com o resultado negativo. Antes do recebimento dos kits, as amostras seguiam para um laboratório no Pará.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar