Prefeitura de Manaus leva serviços de saúde para pessoas em situação de rua no Centro

Na manhã desta sexta-feira, 16/8, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participou de uma ação de cidadania em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado no dia 19/8. As atividades foram promovidas pela Associação Philippe Sócias, na praça da Matriz, Centro. O objetivo foi dar assistência às pessoas de rua e facilitar o acesso aos serviços públicos.

Durante a programação, o coordenador do Núcleo de Saúde dos Grupos Especiais (Nusge), do Departamento de Atenção Primária da Semsa, Daniel Vasconcelos, explicou que a sociedade precisa despertar para um novo olhar sobre essas pessoas que vivem em condições difíceis na rua.

“Existem politica públicas que são destinadas a essas pessoas. Por isso, a participação da Semsa em ações dessa natureza garante uma eficácia na efetivação dos direitos para essa população, mesmo estando em situações singulares como essa”, ressaltou Daniel.

Na tenda da Semsa, a equipe da Estratégia Consultório na Rua (ECnaR) distribuiu 200 kits de saúde bucal e, além disso, os participantes assistiram palestras sobre educação e prevenção à saúde bucal.

Morando na rua há dois anos, Felipe Ferreira, 32, conta que dorme nos bancos da praça da Matriz e que se sente valorizado quando acontecem essas programações, porque facilita muito na busca de exames que precisa. “Fui muito bem atendido, recebi um kit de saúde bucal e orientações de escovação. Agradeço pelo trabalho que fazem conosco. Os profissionais são bem atenciosos e preocupados”, agradeceu Felipe Ferreira.

Consultório na Rua

A Estratégia Consultório na Rua (ECnaR) tem o intuito de ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando atendimento integral à saúde para pessoas que se encontram em condições de vulnerabilidade nas ruas.

Diariamente, a Semsa desenvolve atendimentos nas ruas através da equipe multiprofissional que é composta por enfermeiro, psicólogo, assistente social e técnico de enfermagem.

Texto – Jean Holanda / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar