sábado, agosto 13, 2022
InícioDestaquesVisa Manaus faz inspeção educativa em lojas do Amazonas Shopping

Visa Manaus faz inspeção educativa em lojas do Amazonas Shopping

Restaurantes, lanchonetes, bares, cafés, supermercado, salões de beleza, pet shop e outros estabelecimentos de interesse à saúde passaram por inspeção sanitária educativa na tarde desta quinta-feira, 8/8. A ação foi concentrada no Amazonas Shopping, zona Centro-Sul da capital, e encerrou as atividades da Semana Municipal de Vigilância Sanitária, aberta pela Prefeitura de Manaus na última segunda-feira, 5/8.

Fiscais da Vigilância Sanitária municipal (Visa Manaus) verificaram as condições de funcionamento de aproximadamente 50 estabelecimentos. Proprietários e funcionários foram orientados sobre a necessidade do licenciamento sanitário e do cumprimento das normas de higiene e segurança como garantia de qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao consumidor.

Clientes também foram abordados pela equipe da Visa. Eles receberam material informativo e orientações quanto ao que observar nas lojas na hora de comprar comidas e bebidas e utilizar serviços como os de estética e embelezamento.

As lojas onde foram detectadas irregularidades, como ausência ou perda de validade da licença sanitária, erros de processo de trabalho ou conservação e manuseio incorreto de alimentos foram orientados a tomar providências e isentadas de penalidades. “Fizemos uma ação educativa, com o objetivo de esclarecer os responsáveis sobre as exigências sanitárias e não de puni-los”, explicou a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão.

De acordo com a diretora, a Vigilância vem atuando cada vez mais na prevenção do risco, por meio de medidas de sensibilização e orientação do setor regulado. “O que queremos é ter menos motivos para a aplicação de sanções como autuações, multas e interdições”.

Ela ressaltou que a conscientização sobre o cumprimento das regras sanitárias por parte de quem oferece bens ou serviços e a exigência de qualidade por parte do cidadão é o que mais interessa ao campo da vigilância sanitária. “Não cabe mais uma atuação meramente punitiva, precisamos evitar o risco e isso só se alcança com orientação”.

Semana

A ação educativa junto aos lojistas foi o último item da programação da Semana Municipal de Vigilância Sanitária, aberta com a realização de um fórum sobre inovações e avanços da vigilância nos setores público e privado, do qual participaram mais de 300 profissionais da área e representantes do setor regulado da capital e do interior do estado.

O fórum foi organizado pela Visa Manaus, em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e Coordenação Regional de Portos, Aeroportos e Fronteiras do Norte (CRPAF-AM/Anvisa).

Também foram realizadas palestras sobre vigilância sanitária para estudantes dos cursos de saúde da Uninorte Laureate e rodas de conversa sobre cuidados sanitários em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Além disso, houve orientação e visita de estudantes da rede municipal de ensino ao supermercado, para a verificação de itens de qualidade de produtos alimentícios, com a simulação de uma fiscalização sanitária. A atividade foi feita por meio do Programa Saúde na Escola, realizado pela Semsa e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Maria do Carmo Leão destaca que a Semana foi realizada para evidenciar o papel da vigilância sanitária na promoção da saúde da população, tendo como ponto de partida o 5 de agosto, Dia Nacional de Vigilância Sanitária. A data presta uma homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872.

— — —

Texto – Andréa Arruda / Visa Manaus / Semsa

Fotos –  Nathalie Brasil /Semcom

ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

MAIS populares