quarta-feira, agosto 17, 2022
InícioAmazonasGoverno inclui Tonantins na lista de municípios que receberão projetos de abastecimento...

Governo inclui Tonantins na lista de municípios que receberão projetos de abastecimento de água

Tonantins (distante 865 quilômetros da capital) será mais um município atendido pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) com vistas a sanar o problema de fornecimento de água potável à população. Na tarde da terça-feira (02/07), a Companhia iniciou a elaboração de projetos técnicos para mais dez municípios do interior, totalizando R$ 22,6 milhões de investimentos provenientes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O valor do recurso a ser destinado ao município de Tonantins será divulgado após o início do projeto técnico. Mas, na manhã desta quarta-feira (03/07), o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, em reunião com a vereadora de Tonantins, Suelem Lofiego, confirmou que a Companhia enviará técnicos especializados ao município para o levantamento de informações sobre a situação da distribuição de água, que irão subsidiar o projeto a ser submetido à Funasa.

“Aumenta assim para 11 o número de municípios atendidos nesta segunda etapa de elaboração de projetos técnicos de saneamento, até o final de dezembro de 2019”, acrescentou.

De acordo com a parlamentar, atualmente o município dispõe de dois poços artesianos para a distribuição de água, que não conseguem atender a toda a demanda da população (17.079 habitantes, segundo dados do IBGE/2010, divididos igualitariamente entre as zonas urbana e rural).

A visita contou com a presença do superintendente da Funasa, Wenderson Monteiro, reforçando o apoio do Governo Federal e a parceria com o Governo do Estado, por meio da Ciama, para resolver a questão de distribuição de água no interior do Amazonas.

FOTO: Divulgação/Ciama

ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

MAIS populares