Home / Destaque / Prefeitura promove ações de prevenção ao suicídio no ‘Setembro Amarelo’

Prefeitura promove ações de prevenção ao suicídio no ‘Setembro Amarelo’

Considerado um problema de saúde pública, o suicídio mata, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. De acordo com números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia. Para marcar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado em 10 de setembro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), realizou na tarde desta segunda-feira, 10/9, palestras com profissionais de saúde, especialistas e representantes de instituições parceiras, no auditório Senador João Bosco, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na zona Centro-Sul.

Com a finalidade de evitar o suicídio e integrando-se às ações de saúde pública no Brasil e no mundo, a Gerência da Rede de Atenção Psicossocial da Semsa, desenvolve ações de prevenção por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) com o uso de medicamentos e o acompanhamento aos portadores de transtornos mentais, atividade monitorada por equipes com profissionais especializados, como psiquiatras, enfermeiros, terapeutas e agentes de saúde. “Nesta data, no Brasil e no mundo, estão sendo desenvolvidas ações para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos”, destaca Efthimia Haidos, gerente da Rede de Atenção da Semsa.

Em linguagem direta e abordando o tema “De braços abertos para prevenção: acolhendo pessoas em sofrimento psíquico”, a médica psiquiatra Alessandra Pereira (Clinica Equilibrium) destacou em sua apresentação, os percentuais sobre a tentativa de suicídio, com base aos números registrados entre 2011 e 2016. Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, as mulheres representam 69% dos casos, enquanto o agravo de saúde acomete 31% dos homens. A região Norte, apresenta 4,2% dos casos em relação ao índice nacional, o que segundo os especialistas na área de saúde, decorre do problema da subnotificação dos casos de usuários atendidos nas unidades de saúde da rede pública. Ou seja, registrado como sendo de outro agravo ou doença.

O suicídio é a quarta causa de mortes no Brasil entre a população na faixa etária dos 15 a 29 anos, ficando atrás apenas dos casos de violência e acidentes de trânsito. O “Setembro Amarelo” é uma campanha que trabalha a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, e discute a realidade desse agravo no país e alternativas para evitá-lo. A mobilização reúne o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), ocorrendo no país desde 2015.

Veja Também

Bolsa Universidade contabiliza mais de 35 mil candidatos e inscrições seguem até o próximo dia 26

Com 28.329 bolsas integrais (100%) e parciais de 75% e 50% em cursos de graduação ...

Visa Manaus e Conselho de Farmácia interditam oito drogarias clandestinas

Em dois dias de operação conjunta, a Vigilância Sanitária do Município (Visa Manaus) e o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!