Home / Destaque / Prefeitura intensifica vacinação contra sarampo em bairros das zonas Norte e Leste

Prefeitura intensifica vacinação contra sarampo em bairros das zonas Norte e Leste

Com a finalização das varreduras e intensificação vacinal nos bairros Jorge Teixeira, zona Leste, e Cidade Nova, zona Norte, considerados como Prioridade número 1 do plano de combate ao sarampo em Manaus, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou fortalecimento das ações de oferta de vacinação nos bairros Cidade de Deus, Tancredo Neves, Gilberto Mestrinho, Coroado e São José.

As novas ações foram discutidas durante reunião com representantes da Sala de Situação de Vigilância em Saúde para o Monitoramento do Sarampo nesta terça-feira, 14/8, para analisar as informações sobre o atual cenário epidemiológico e definir estratégias de atuação para o combate à doença em Manaus.

Os bairros Cidade Nova e Jorge Teixeira, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, foram definidos como prioritários considerando o quantitativo populacional e o número de notificações de sarampo em cada área.

“Com essa primeira etapa concluída, as intensificações vacinais estão sendo direcionadas para os bairros de Prioridade 2. Além disso, a Semsa continua intensificando o trabalho nas escolas municipais, reforçado com o apoio do Ministério Público e Conselho Tutelar, para que pais e responsáveis entendam a importância da autorização para vacinação dos estudantes”, afirmou Marcelo Magaldi, destacando que o trabalho realizado nas escolas até o momento atingiu uma média de 63% do público-alvo.

Estratégia

A intensificação vacinal no bairro Cidade de Deus será executada pelo Distrito de Saúde (Disa) Norte a partir desta quinta-feira, 16, com a avaliação do cartão de vacina e oferta da tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, rubéola e caxumba, para a faixa etária de seis meses até 49 anos.

“A ação será executada com a oferta da vacina em locais de grande concentração de pessoas, como escolas, empresas e comércios. A intenção é facilitar o acesso à vacina e atingir o maior número de pessoas para evitar a transmissão da doença”, explicou a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde do Disa Norte, Kelly Lobo, informando que a varredura vacinal no bairro Novo Aleixo, também considerado como prioridade 1, está sendo finalizada com a vacinação em locais da área comercial no bairro.

Já a intensificação vacinal nos bairros do Tancredo Neves, Gilberto Mestrinho, Coroado e São José está sendo executada pelo Disa Leste, também em pontos de grande concentração de pessoas, incluindo escolas, supermercados, feiras, fábricas, pontos de serviço de mototáxi e associações.

“Já concluímos as ações nas escolas municipais dos bairros Gilberto Mestrinho e Tancredo Neves, mas estamos programando o retorno das equipes porque algumas registraram baixa adesão dos alunos para a vacinação. O Disa Leste também já está avançando o trabalho para os bairros considerados como prioridade 3, como Mauazinho e Zumbi”, informou a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde do Disa Leste, Ângela Moreira.

Como o Informativo Epidemiológico de Monitoramento dos Casos de Sarampo, divulgado semanalmente pela Semsa, mostra que as zonas Norte e Leste apresentam o maior número de casos notificados e confirmados de sarampo, as ações prioritárias foram executadas nos Disas Norte e Leste, mas os Distritos de Saúde Sul, Oeste e Rural também estão desenvolvendo a intensificação vacinal nos bairros que apresentam o maior número de notificações.

Casos

De acordo com 23º Informativo Epidemiológico de Monitoramento dos Casos de Sarampo, divulgado pela Semsa na última segunda-feira, 13, Manaus registra 723 casos confirmados da doença, 4.694 ainda estão em investigação e 276 foram descartados.

Ao todo, Manaus registrou este ano 5.693 notificações de sarampo, o que engloba os casos confirmados, os casos suspeitos (aguardando resultado laboratorial) e os descartados.

O Informativo Epidemiológico mostra também que o Disa Norte tem o maior número de notificações, com um total de 2.127 casos notificados (37,4%), seguido do Disa Leste com 1.982 notificações (34,8%), Disa Sul com 772 (13,6%), Disa Oeste com 735 (12,9%) e Disa Rural com 77 (1,4%).

Veja Também

Visa Manaus apreende mais de 1 tonelada de alimentos em frigorífico clandestino

Mais de 1 tonelada de alimentos impróprios para o consumo foi apreendida e inutilizada pela ...

Ao vivo: Câmeras instaladas mostram a chegada do furacão Florence aos Estados Unidos. Acompanhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!