Home / Destaque / Rede municipal avança na taxa de aprovação e busca meta de 94% até o final de 2018

Rede municipal avança na taxa de aprovação e busca meta de 94% até o final de 2018

Já registrando significativos avanços nos índices educacionais, a Prefeitura de Manaus espera fechar este ano com 94,1% dos alunos da rede municipal de ensino aprovados. Até o 2º bimestre, os dados mostram 83,5% de aprovação em todas as 367 unidades de ensino, de alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, de todas as zonas geográficas analisadas.

“São números significativos e é sempre uma satisfação enorme ver o avanço na nossa política educacional, com metas cada vez mais ambiciosas. O aumento na aprovação dos nossos alunos, significa que as ações pedagógicas estão dando resultado, refletindo em melhor processo de ensino/aprendizagem”, destaca o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Os resultados do rendimento da rede municipal de ensino no 2º bimestre e as análises da 1ª Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) foram apresentados, na manhã desta quinta-feira, 9/8, durante “Painel Gerencial Pedagógico”, realizado no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na zona Centro-Sul, pela equipe técnica da Gestão Integrada da Educação (Gide).

A reunião contou com a presença da secretária da Semed, Kátia Schweickardt; da subsecretaria de Gestão Educacional, Euzeni Trajano; além de chefes das Divisões Distritais Zonais (DDZs), gerentes pedagógicos das divisões e representantes da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e do Centro Municipal Sociopsicopedagógico (Cemasp).

Resultados

Participaram da avaliação mais de 170 mil alunos matriculados, sendo aprovados 142,1 mil estudantes no 2º bimestre em toda rede. O destaque foi a DDZ Sul com 88,1% de estudantes aprovados, seguida da Oeste com 87,3%, Leste 1 com 84,7%, Leste 2 com 82,2%, Centro-Sul com 81,8%, Rural com 80,6% e Norte com 80,1%.

Os números mostram um crescimento deste ano, em relação ao 2º bimestre de 2015, de 3%. Em relação ao 1º bimestre deste ano, houve também um crescimento de 4,1%, pulando de 80,2% do primeiro, para 83,5% no 2º bimestre, ficando apenas 11,4% reprovados.

ADE

Na 1ª Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), realizada em 359 escolas municipais da rede, com um total de 75.439 alunos matriculados nos 3º, 4º 6º e 8º ano do ensino fundamental, participaram 67.128 mil estudantes, com percentual de acertos de 59,8%. Os números mostraram apenas 38,5 % de erros na avaliação. O destaque foi a DDZ Sul com 90,9%, Leste 1 com 90,7%, Leste 2 com 89,8%, Oeste com 88,8%, Centro-Sul com 87,7%, Norte com 87,4% e Rural com 86,1%.

“Fico muito feliz por esse momento, as escolas têm que ter esse momento de reflexão sobre os dados e resultados da ADE. Os assessores pedagógicos precisam transformar as reuniões em momentos festivos, onde nós celebramos os resultados que fizemos e vamos buscar estratégias para superar nossas dificuldades e apoiar esse processo”, pontuou a secretária da Semed, Kátia Schweickardt.

A coordenadora da GIDE da DDZ Oeste, Ana Márcia Lima Moreira, foi a responsável pela apresentação dos resultados do painel pedagógico. Para a educadora, os números mostram um avanço considerável da rede municipal com o trabalho pedagógico com os alunos em sala de aula. “Nessa apresentação existem pontos críticos que precisamos discutir, enquanto rede, para que cada setor se aproprie deles, fazer o levantamento de causas, para demandar intervenções, ações corretivas em apoio ao trabalho realizado nas escolas”, comentou.

Já para a chefe da DDZ Sul, Jecicleide Nascimento, a divisão obteve bons resultados no segundo bimestre com 88,01% de aprovação, envolvendo 24 mil alunos, de 68 unidades de ensino avaliadas na referida zona geográfica. “Acreditamos que esse momento é muito importante, onde nós podemos ver, analisar e fazer um ajuste para o próximo bimestre dos resultados que foram alcançados. Isso é muito gratificante, pois mostra nosso trabalho”, finalizou.

Texto: Paulo Rogério Veiga / Semed

Fotos: Lton Santos/ Arquivo Semed

Veja Também

Auditor do TCE suspende contrato de R$ 2 milhões da Prefeitura de Lábrea

O auditor  do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Luiz Henrique Mendes, suspendeu, por meio de medida ...

Serviços de recapeamento avançam na estrada da Vivenda Verde

Os trabalhos do Plano de Obras de Verão executados pela Prefeitura de Manaus, em uma das ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!