Home / Cidades / Manaus é referência nacional em tecnologia da informação e comunicação

Manaus é referência nacional em tecnologia da informação e comunicação

Uma das capitais mais bem equilibradas fiscalmente do Brasil, Manaus tornou a ser referência em gestão administrativa para as demais localidades brasileiras ao ganhar o Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov), durante o 46º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop), realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep TIC), em Florianópolis.

A capital do Norte do país se destacou pela implementação do ambiente de geocolaboração municipal, um dos sistemas que integram o “Plano de Modernidade” da Prefeitura de Manaus, lançado recentemente pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. “O aperfeiçoamento das ferramentas administrativas é fundamental para enxugar a máquina pública e para dar transparência e eficiência à gestão, com a melhor prestação de serviços ao cidadão. E esse é o nosso principal compromisso”, destaca o prefeito.

Para o subsecretário de TI da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Richard Costa, o reconhecimento da governança e gestão municipal, por meio das ferramentas de GEO, coloca Manaus entre as grandes organizações de TIC do Brasil.

“Hoje a tecnologia GEO está na palma da mão de cada gestor da Prefeitura de Manaus. A partir de mapas temáticos, é possível acessar informações inerentes à educação, saúde, trânsito, e demais áreas da atuação municipal. Esses dados são facilmente acessados por smartphones, tabletes ou desktops”, explicou o subsecretário.

Ainda segundo Richard, as informações estão disponíveis apenas aos gestores municipais. Com a realidade do ambiente de geocolaboração, os cidadãos também poderão usufruir, em breve, dessa tecnologia, por meio de aplicativos e serviços de informações.

O ambiente de geocolaboração é apenas uma das inovações em sistemas voltados à gestão pública. A Prefeitura de Manaus vem trabalhando em diversas ferramentas e sistemas, dentro do conceito Cidade Inteligente, que visam facilitar o serviço público, tanto para os servidores quanto para os cidadãos manauaras, como o sistema de geocadastro, sistema de gerenciamento para pagamento de fornecedores do município, ampliação do sistema de tramitação de documentos eletrônicos entre os órgãos municipais e um sistema para monitoramento de metas para gestores.

Veja Também

Serviços de recapeamento avançam na estrada da Vivenda Verde

Os trabalhos do Plano de Obras de Verão executados pela Prefeitura de Manaus, em uma das ...

Ageman notifica concessionária por licenças de novas obras e providências para áreas invadidas

A invasão de um terreno de responsabilidade da Manaus Ambiental, localizado no bairro Redenção, e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!