Home / Destaque / Susam está com estratégia montada para reforço no sistema de saúde durante o Festival de Parintins

Susam está com estratégia montada para reforço no sistema de saúde durante o Festival de Parintins

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) vai reforçar os serviços nas áreas de urgência, emergência e vigilância epidemiológica, durante o Festival de Parintins, que será realizado no período de 29 de junho a 1º de julho. A estrutura montada pela Secretaria envolverá a participação de 44 profissionais, que serão deslocados de Manaus, para se juntar às equipes locais da Susam e do município. A equipe começa a desembarcar em Parintins a partir do dia 25. Também haverá reforço de ambulâncias e de medicamentos.

Na área de emergência, a Susam vai instalar quatro postos de atendimentos na cidade. Dois funcionarão no Bumbódromo, um no Hospital Jofre Cohen e outro no Hospital Padre Colombo. Nestes pontos, a secretaria atuará com profissionais das áreas de cardiologia, cirurgia geral, enfermagem, neurologia, pediatria, anestesia, oftalmologia e infectologia.

No Hospital Jofre Cohen, a Susam também irá montar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para atendimento aos casos mais graves. A UTI funcionará com médicos e enfermeiros intensivistas, atuando 24 horas, em regime de plantões.

A estrutura de atendimento contará, ainda, com o reforço de três ambulâncias. Dois dos veículos atenderão as intercorrências no Bumbódromo. O terceiro ficará de prontidão no aeroporto do município.

Vigilância – Na área epidemiológica, o trabalho será desenvolvido com o reforço de seis técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e mais quatro do Ministério da Saúde, que serão deslocados para o município.

O diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, diz que o sistema de vigilância epidemiológica empregado em Parintins seguirá o mesmo protocolo adotado em Manaus durante a Copa de 2014. Segundo Bernardino, esta estratégia permitirá que a equipe acompanhe em tempo real a ocorrência de doenças transmissíveis, como o sarampo e H1N1, por exemplo.

“Junto com o município e o Ministério da Saúde, vamos atuar em vários pontos sentinela, principalmente, nos hospitais e unidades básicas. Nestes locais, vamos registrar e notificar ocorrências em tempo real, principalmente de doenças transmissíveis”, ressalta o diretor-presidente da FVS. “Teremos uma central de recepção desses dados, com a entrada em tempo real das informações, permitindo visualizar o que está acontecendo na área de saúde naquele instante”, complementa o diretor-presidente da FVS.

Técnicos da FVS já realizaram capacitação de equipes do município, no mês de maio, para que possam desenvolver as ações planejadas para o período do festival. Conforme explica Bernardino, a programação da FVS em Parintins será realizada de forma integrada, entre os técnicos estaduais, municipais e federais.

DST/Aids – A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) vai integrar as ações da Susam em Parintins, com quatro profissionais da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatite Virais. O apoio da coordenação estadual nas ações de prevenção às IST, HIV, Aids e Hepatites virais em Parintins inicia já no dia 26, com apoio ao “IIº Seminário LGBT – Atualidades e Perspectiva dos Direitos Humanos e da Sexualidade, Gênero e na Área da Saúde”.

Ainda no dia 26, a equipe participará de reunião com gestores e equipes locais de saúde para discutir a metodologia que será utilizada nas abordagens de distribuição de material de prevenção durante a festa, como preservativos, gel lubrificante e folhetos informativos. O material começa a ser distribuído a partir do dia 28, na Festa dos Visitantes, em horários e locais estratégicos da cidade. A estimativa é que sejam distribuídos 60 mil preservativos, 80 mil unidades de gel lubrificantes e 10 mil ventarolas (abanador de papel).

Medicamentos – Para atender aos serviços dos quatros postos de emergência, UTI e ambulâncias, a Susam enviará ao município, por meio da Central de Medicamentos (Cema), 333 itens, entre materiais, medicamentos e equipamentos químico-cirúrgicos.

Veja Também

Auditor do TCE suspende contrato de R$ 2 milhões da Prefeitura de Lábrea

O auditor  do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Luiz Henrique Mendes, suspendeu, por meio de medida ...

Serviços de recapeamento avançam na estrada da Vivenda Verde

Os trabalhos do Plano de Obras de Verão executados pela Prefeitura de Manaus, em uma das ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!