Home / Saúde / Hemoam promove confraternização de Natal para incentivar doação de sangue

Hemoam promove confraternização de Natal para incentivar doação de sangue

 Com o tema “Neste Natal, presenteie a vida com seu sangue”, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), instituição ligada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realiza às 8h desta sexta-feira (22/12), uma confraternização para os doadores de sangue. O evento, que será realizado no Bloco C da Fundação, reunirá doadores do Hemoam para confraternizar e convocar a sociedade a doar sangue.

 O objetivo do encontro é divulgar a importância da doação de sangue em períodos críticos, como o de festas de fim de ano. Além disso, a ação visa também promover a valorização do doador voluntário de sangue e contribuir para o equilíbrio do estoque de sangue.

 A abertura do evento será feita pelo diretor-presidente do Hemoam, Dr. Nelson Fraiji. O Papai Noel também participará do evento, junto com doadores, servidores e colaboradores do Hemoam.

Baixo estoque – O Hemoam está convocando pessoas com sangue de fator A e B negativos e B positivo, para doação com urgência, por conta do baixo estoque destes tipos sanguíneos. A medida visa garantir o estoque de sangue do Hemocentro, que atende todas as unidades de saúde do Amazonas.

 Durante o período de férias, o número de doações de sangue costuma cair no Amazonas. Muitos viajam nessa época do ano e os que vão para o interior, a áreas endêmicas, de mata, ficam inaptos para doar sangue, segundo os critérios de triagem para controle das doenças epidemiológicas. Outro agravante é que nesse período de festas de fim de ano o número de acidentes costuma ser maior. “Em geral, as solicitações de bolsas de sangue dos hospitais e prontos-socorros também crescem”, explica a gerente de Fracionamento do Hemoam, Maria José Coelho.

 Para manter o estoque de sangue em alta, a instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), precisa de pelo menos 250 doadores por dia. “É necessário ter 800 bolsas de sangue para atender os hospitais públicos e privados do Amazonas. Abaixo disso, é considerado estado crítico”, ressalta a chefe do Departamento do Ciclo do Sangue, Socorro Viga.


Critérios para doar sangue – 
Para doar sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto. A pessoa precisa ter entre 18 e 69 anos. Menores de idade também podem doar, desde que tenham autorização dos pais ou responsáveis. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização formal do responsável ou representante legal.

 Os doadores também devem estar bem de saúde e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação. Não é necessário estar em jejum para doar sangue.


Unidades de coleta

É possível doar sangue em dois pontos na capital:

– Maternidade Ana Braga

Avenida Alameda Cosme Ferreira – Aleixo

Funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 13h30

– Fundação Hemoam

Avenida Constantino Nery – Chapada

Funcionamento: segunda a sábado, das 7h às 18h

Veja Também

Prefeito faz última inspeção em UBSs fluviais

Nos próximos dias, duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fluviais estarão singrando os rios Amazonas ...

Prefeitura reforça necessidade de vacina contra o sarampo

A Prefeitura de Manaus está reforçando o alerta para a necessidade de vacinação contra o sarampo de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!