Home / Geral / Condutores de motolância do SAMU participam de curso de aprimoramento de pilotagem

Condutores de motolância do SAMU participam de curso de aprimoramento de pilotagem

 Durante uma semana, a primeira turma formada por 18 condutores de motolância, do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai participar do curso de aprimoramento de pilotagem no Centro de Treinamento da Honda (CETH), na rua Waldemar Jardim Maués, 712, Novo Aleixo, zona Norte.

 A parceria firmada entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa com a Honda, para o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, irá possibilitar que todos os condutores possam participar das aulas teóricas e práticas, ministradas no centro de treinamento da indústria.

 “Além do espaço físico, absolutamente preparado para cursos de pilotagem, a Honda ainda disponibiliza as motos que são usadas nas aulas práticas, na pista onde são simulados obstáculos comuns, encontrados diariamente durante o trabalho desenvolvido pelos condutores que também são técnicos em enfermagem”, explicou Magaldi.

 No início da manhã, o instrutor da Honda, Ozeás Andrade, ministra o curso dentro de sala de aula, mostrando as técnicas de pilotagem como também explica as regras fundamentais para quem precisa de perícia sem desrespeitar as leis de trânsito. No fim da manhã, todos seguem para a pista com obstáculos.

 “É durante as aulas práticas que conseguimos identificar os vícios de pilotagem que podem causar acidentes. É neste momento que corrigimos os processos de frenagem, tomada de curvas, aceleração como também de postura dos pilotos”, explicou Ozéas.

 Este é o início de um processo de aprimoramento fundamental para os condutores de motolância, observou a chefe do núcleo de educação do SAMU, Lêda Sobral. “Eles são anjos que salvam vidas e exercem o papel de precursores, principalmente em atendimentos de acidentes, em que a vida depende da atitude rápida e eficiente deles”, declarou Lêda.

 “Atualmente, o Samu possui 40 condutores de motolâncias atuando em regime de plantão para atender aos chamados mais urgentes”, completou.

Cuidados

 Junho César é condutor de motolância desde 2012, e de acordo com ele, muitas das técnicas repassadas no curso não eram aplicadas com a perfeição que deveriam. “Costumávamos pilotar com alguns vícios que agora estamos eliminando durante o curso. Na medida em que utilizamos a moto de forma cuidadosa e obedecemos às regras e técnicas de pilotagem corretas, estaremos garantindo a nossa saúde para salvar vidas no nosso destino”, declarou Junho.

Veja Também

Governo realiza Baile de Debutantes para adolescentes da zona oeste de Manaus

 O sonho de ganhar uma festa de debutante virou realidade para um grupo de adolescentes ...

Novo diretor do Cetam afirma que ampliação de serviços e fortalecimento de eixo tecnológico são metas de sua gestão

 A ampliação da oferta de serviços em 2018 e o fortalecimento do eixo tecnológico são ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!