Home / Saúde / UBS Theodomiro Garrido atende policiais militares no Novembro Azu

UBS Theodomiro Garrido atende policiais militares no Novembro Azu

 Como parte da programação de encerramento do Novembro Azul, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Theodomiro Garrido, com o apoio do Distrito de Saúde Sul (DISA Sul), promoveu nesta quinta-feira, 30/11, ação educativa e a oferta de teste rápido para policiais militares.

 O evento aconteceu na sede da 2ª Companhia Interativa Comunitária (2ª Cicom), na rua Felismino Soares, s/n, Colônia Oliveira Machado, e foi direcionada para policiais que atuam no Comando de Policiamento de Área Sul (CPA Sul).

 O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, lembra que o Novembro Azul é um movimento internacional dedicado à conscientização na luta contra o câncer de próstata e para a intensificação de ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

 “Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou uma série de ações reforçando o alerta para a detecção precoce do câncer de próstata e sobre a importância da prevenção de doenças”, informou Marcelo Magaldi, ressaltando que os mesmos serviços estão disponíveis nas UBSs de forma rotineira, ao longo do ano.

 De acordo com a diretora da UBS Theodomiro Garrido, enfermeira Kellen Dias da Silva, a mesma ação será desenvolvida em todos seis comandos policiais de Manaus, localizados nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro-Sul e Centro Oeste, com palestras educativas sobre câncer de próstata e câncer de pênis, e oferta de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

 “O comando geral da Polícia Militar do Amazonas fez a solicitação junto à Semsa, que disponibilizou equipe para oferecer os serviços. Os homens em geral têm maior resistência a procurar uma Unidade de Saúde para ações de prevenção e promoção da saúde. Então, o nosso objetivo é sair da UBS para alcançar esse público, levando informação e conhecimento para que entendam a importância do autocuidado e da realização de exames que possam detectar precocemente as doenças”, afirmou Kellen Dias.

 Para o comandante do CPA Sul, tenente coronel Regilson Jose Alzir Peixoto, o importante da parceria com a saúde é proporcionar um incentivo a mais para que os homens procurem as ações de prevenção nos serviços de saúde.

 “O CPA Sul tem 470 policiais militares e cerca de 90% são homens. E a ideia é incentivar que todos possam exercer o direito de realizar a prevenção, para que consigam viver mais e vivem bem”, destacou o comandante.

Veja Também

Serviços de mamografia e raio-x são reativados, na FCecon

 A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informa que já estão funcionando, na Fundação Centro ...

Semsa participa do Dia ‘D’ de combate ao mosquito aedes aegypti

 A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) se integrou ao grupo de gestão de saúde formado ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!