Home / Especial Publicitário / Novembro Azul. Nesta luta, o médico é seu maior aliado

Novembro Azul. Nesta luta, o médico é seu maior aliado

Por: Secretaria Municipal de Comunicação

conteúdo de responsabilidade do anunciante

  

Você conhece as maiores ameaças à saúde masculina? A lista é surpreendentemente curta. As principais causas de morte entre homens adultos são doenças cardíacas, câncer, lesões não intencionais, doenças respiratórias inferiores crônicas e acidentes vasculares cerebrais. A boa notícia é que fazer algumas mudanças no estilo de vida, pode diminuir significativamente o risco desses males tão comuns.

 

Comece olhando para o seu estilo de vida:

 

Não fume. Se você fumar, pergunte ao seu médico como ele pode ajudá-lo a parar. Evite a exposição ao fumo passivo, poluição do ar e produtos químicos.

Dieta saudável. Escolha vegetais, frutas, grãos integrais, alimentos ricos em fibras e fontes magras de proteína, como peixe. Limite os alimentos ricos em gorduras saturadas e sódio.

Mantenha um peso saudável. Perder o excesso de peso pode diminuir o risco de doença cardíaca, bem como vários tipos de câncer.

Mexa-se. O exercício pode ajudá-lo a controlar seu peso, a reduzir o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral e, possivelmente, reduzir o risco de certos tipos de câncer. Escolha atividades que você gosta, como futebol, natação ou caminhadas rápidas. Toda atividade física beneficia a saúde.

Limite o álcool. Se você optar por beber álcool, faça com moderação. Isso significa até duas doses por dia para homens com 65 anos ou menos e uma dose por dia para homens com mais de 65 anos. O risco de vários tipos de câncer, como o de fígado, parece aumentar com a quantidade de álcool que você bebe e o tempo que você bebe regularmente. O excesso de álcool também pode aumentar a pressão arterial.

Combata o estresse. Se você se sente constantemente no limite, seu estilo de vida está ruim e também o seu sistema imunológico. Tome medidas para reduzir o estresse. Ou então aprenda a lidar com o estresse de maneira saudável.

 

Pare de evitar o médico

Não espere para visitar o médico quando algo ruim acontecer. Seu médico pode ser o seu melhor aliado para prevenir problemas de saúde. Siga as recomendações de tratamento se você tiver problemas de saúde, como: colesterol alto, pressão alta ou diabetes. Além disso, pergunte ao seu médico sobre quando você deve fazer exames de câncer, imunizações e outras avaliações de saúde.

 

Cuidado e prevenção são fundamentais para uma vida saudável. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Prefeitura oferece aos homens a realização de exames de rotina, testes rápidos e outros atendimentos para cuidados com a saúde. Vá hoje mesmo a uma UBS, faça seus exames e previna-se.

 

Saúde é vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!