Destaque

CEMA recebe medicamento para tratamento da esclerose

A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) recebeu, nesta quarta-feira (17/04), 2.100 comprimidos de Fingolimode (Gilenya), medicamento de alto custo usado no tratamento da esclerose múltipla.

De acordo com o gerente de medicamento de alto custo da Cema, Cláudio Nogueira, 25 pacientes no Amazonas recebem o medicamento do SUS por meio do Programa Estadual de Medicamentos Especializado (Proeme).

O Fingolimode (Gilenya) faz parte do grupo de medicamentos em que a compra e envio ao Amazonas são feitos exclusivamente pelo Ministério da Saúde (MS). Os comprimidos deveriam ter chegado ao Estado no final da última quinzena de março. Segundo o MS, a medicação só foi entregue agora devido a um atraso ocasionado pelo seu fornecedor.

“A partir de segunda-feira (22/04), faremos contato com os pacientes e realizaremos em seguida a distribuição”, disse Cláudio. Um medicamento é produzido em caixas com 28 comprimidos. No tratamento, o paciente toma um comprimido por dia.

Atualmente, 18.190 pessoas estão cadastradas no serviço de assistência farmacêutica do Governo do Amazonas, por meio da Cema. A média de atendimentos por dia é de 400 usuários.

O Proeme é um programa do MS, que recebe recursos dos governos federal e estadual. O programa oferece medicamentos para pessoas portadoras de doenças crônicas reconhecidas pelo ministério, além dos itens especializados definidos pelo SUS. Muitos dos medicamentos são de alto custo.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios