DestaqueEconomia

Zona Franca de Manaus é tema de encontro entre prefeito Arthur e embaixador do Japão no Brasil

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, recebeu nesta terça-feira, 12/3, a visita de cortesia do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada. Temas como a preservação do meio ambiente, educação, infraestrutura e a importância dos investimentos na Zona Franca de Manaus (ZFM) estiveram presentes no encontro, realizado no Centro Cultural Palácio Rio Branco, Centro Histórico.

Segundo o prefeito, o Consulado do Japão em Manaus é o mais ativo na cooperação prática com o município, em obras de infraestrutura, meio ambiente e educação. “Eles entendem a diplomacia como dever, têm a solidariedade efetiva com a Amazônia, reconhecem sua importância”, destacou.

Arthur também fez questão de reforçar junto à embaixada japonesa, a importância do modelo Zona Franca para a preservação da parte brasileira da floresta. Ele confirmou que, em breve, será possível iniciar as obras de revitalização do Distrito Industrial, devolvendo a cara de cartão-postal para o Polo Industrial de Manaus.

“Foi uma conversa muito agradável. O embaixador é um homem culto e preparado, ligado à questão ambiental, portanto, sabe o peso da Zona Franca de Manaus para a sustentação da floresta em pé e sabe o peso da floresta em pé para mitigarmos as dificuldades causadas pelo aquecimento global”, afirmou Arthur Virgílio. “Fiquei muito feliz com a visita, foi muito interessante que acabou virando uma reunião de trabalho”, finalizou o prefeito.

Feliz com a receptividade, o embaixador Yamada contou que espera que a relação entre Brasil e Japão melhore cada vez mais e que os investimentos continuem para o desenvolvimento de Manaus e do Amazonas.

“As empresas japonesas têm um importante papel na Zona Franca, como o número de empregos que criam, que é um dos maiores. Essas empresas querem contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Amazonas, através das atividades industriais. Esperamos que os governantes continuem apoiando as empresas da ZFM para que a economia possa se desenvolver. Espero que tenhamos muitos campos onde possamos aumentar nossa cooperação e amizade”, concluiu o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, que esteve acompanhado da cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekigushi.

Visita ao Museu

Guiados pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, o embaixador Yamada e a cônsul Sekigushi realizaram uma visita ao Museu da Cidade de Manaus, também no Centro Histórico. Pela terceira vez na capital amazonense, o embaixador informou que conheceu bem mais a história de Manaus depois da visita ao Museu. Ele ficou encantado com a sala “Rio Voadores”.

“Com o Museu pude conhecer melhor a história da cidade e o que mais me chamou a atenção foi sobre o sistema do rio e como a Floresta Amazônica tem um papel muito importante para o meio ambiente, não somente para o Amazonas, mas para o Brasil e para o Mundo”, afirmou.

Texto: João Pedro Figueiredo / Semcom

Fotos: Alex Pazuello / Semcom

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios